top of page
gabacre.jpg

História do PSD Acre

O Partido Social Democrático foi fundado no dia 13 de abril de 2011 no plenário Freitas Nobre em Brasília, no qual o então prefeito de São Paulo Gilberto Kassab ocupou a presidência.

No Acre o Partido Social Democrático (PSD) foi criado no dia 21 de julho de 2011, onde foi feita a eleição para comissão executiva estadual, composta pelos seguintes nomes:

Presidente - Sérgio de Oliveira Cunha

1º Vice-presidente - Marileide Serafim de Andrade

2° Vice-presidente - Denilson Segóvia de Araújo

Secretário Geral - Lael Negreiros de Lima

1° Tesoureiro - Francisco de Oliveira Viga

2° Tesoureiro - Dirceu Pereira da Silva Sobrinho

Nas eleições de 2012 o PSD estava organizado em 19 municípios dos 22 que compõe o Estado, o partido lançou três candidaturas majoritárias, uma em Tarauacá, onde Marilete Vitorino não foi eleita e obteve 48,74% dos votos, cerca de 7.890, Acrelândia com Socorro Lima, obteve apenas 382 votos cerca de 5,27% do eleitorado e Epitaciolândia com Davi, que também não foi eleito obtendo 4,53% dos votos cerca de 359.

O PSD chegou a ter oito candidaturas a vice-prefeitos, tendo êxito em Porto Acre, elegendo Sérgio Baquer, vice do prefeito eleito Carlinhos da Saúde, Assis Brasil elegendo Zé do Posto vice do prefeito eleito Dr Betinho e Santa Rosa do Purus elegendo Valdemar Kaxinawá vice do prefeito eleito Rivelino Mota. Na mesma eleição o Partido lançou 116 candidatos a vereadores, elegeu doze.

Em 2014 o partido disputou as eleições com 26 nomes concorrendo para Assembleia Legislativa, sendo eleito Jaris de Sousa Carvalho (Jairo Carvalho) eleito com 3.134 votos. Quatro nomes concorreram a câmara Federal, a mais votada foi Marfisa Galvão obtendo 17.300 votos, mesmo com essa votação Marfisa não foi eleita.

Nas eleições de 2016, o PSD está em 21 municípios dos 22 que compõe o Estado, lançou 121 vereadores, cinco candidatos a prefeitos e três candidatos a vice-prefeitos. Saindo forte da eleição, o Partido elegeu dois prefeitos, Marilete Vitorino em taraucá e André Maia, Senador Guiomard, três vice-prefeitos, Zé do Posto em Assis Brasil, Zé Maria em Plácido de Castro e Jailson Amorim em Rodrigues Alves. Elegeu 19 vereadores, dentre eles Lene Petecão vereadora eleita na capital com 3.210 votos.

Em 2018 o PSD vai para a disputa com um candidato ao senado, Sérgio de Oliveira Cunha (Petecão), um candidato a Deputado Federal Marivaldo Melo e onze candidatos a Deputado Estadual. Sendo reeleito o senador Sérgio Petecão, que entra para a história da política acreana, como o parlamentar mais votado que o Estado já teve, obtendo 244.109 votos.

Atualmente o Partido Social Democrático, busca reestruturar suas bases e fortalecer seus quadros para a eleição de 2020, onde estará organizado nos 22 municípios do Estado.

Entre os ideários do Partido estão. O Direito de propriedade, voto distrital, liberdade de imprensa, promoção da igualdade, Responsabilidade Fiscal, democracia partidária, com prévias escolhas de seus líderes dentre outros.

A executiva estadual atualmente é composta pelos seguintes membros:

Presidente - Sérgio de Oliveira Cunha (Petecão)

Vice-Presidente - Pedro de Oliveira Silva (Pedrinho Oliveira)

1° Vice-Presidente - Jaris de Sousa Carvalho (Jairo Carvalho)

Secretário Geral - Lael Negreiros de Lima

Tesoureiro - Francisco Beserra (Pastor Bezerra)

2° Tesoureiro - Francisco de Sousa Neto (Souzinha)

Vogal - Roseli Costa, Sirlene Oliveira da Cunha

Vogal Suplente - Alcione Ferreira Lima, Luciana Patrícia Freitas de Lucena.

bottom of page