top of page
Buscar

Requerimento de Lene Petecão promove audiência publica para debater queimadas


A câmara de Rio Branco promoveu na última quarta-feira (25), uma Audiência Pública virtual para debater sobre as queimadas urbanas no Estado. A Autora do requerimento, a vereadora Lene Petecão (PSD) iniciou pontuando sobre a preocupação com os dados alarmantes dos focos de queimadas e contextualizou sobre a necessidade do debate de políticas pública para ajudar amenizar os impactos causados pelas queimadas à biodiversidade da região.


“Nós provocamos esse debate porque a população tem que fazer parte dessa discussão, as queimadas têm causado grandes prejuízos ainda mais diante deste quadro agravante que é a pandemia” destacou a vereadora.


O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Normando Sales, destacou o trabalho fiscalizador da Pasta às infrações contra o patrimônio natural e lamentou os problemas estruturais da secretaria. “Nós temos no município de Rio Branco a questão da ordem fundiária, nós temos aqui em torno de mais de 190 autuações onde a fiscalização da Semeia vai até o local,  mas infelizmente por conta da dificuldade de atualização do cadastramento dessas áreas a gente não consegue identificar o proprietário”, relatou o secretário.


Dr. Alejandro Antônio Fonseca – Professor e Pesquisador da Ufac e Coordenador dos Estudos e Serviços Ambientais, destacou o monitoramento de gases poluentes na atmosfera realizados pela Universidade e enfatizou a potencialização da poluição do ar nesta época do ano.


De acordo com a Técnica em Geoprocessamento, Queren Hapuque Rodrigues, os dados são mais alarmantes ainda, o setor é responsável em produzir, com base no monitoramento do citgeo, uma nota técnica que é emita a cada 5 dias com os números da chamada “cicatrizes de queimadas” onde o fogo já atingiu. De acordo com a Nota emitida no dia 19 de agosto, já são mais de 7.266,9 hectares de área atingidas somente na capital.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page