top of page
Buscar

Lene Petecão irá para reeleição pelo PSD


Marfisa Galvão, Lene Petecão, Bocalom

Sirlene Oliveira da Cunha, mais conhecida como Lene Petecão, é assistente social e vereadora pelo PSD na capital. Nascida em 31 de janeiro de 1964, em Rio Branco, residiu durante grande parte da sua vida no Segundo Distrito da cidade, mais precisamente no histórico Bairro seis de Agosto. É filha dos saudosos Pelado e D. Raimunda (in memoriam), e irmã de Sérgio de Oliveira Cunha (Senador Sérgio Petecão). Em 2008, formou-se em Assistência Social, e, como tal, foi Vice-Presidente da Fundação Cultural do Acre, Coordenadora da Secretaria de Assistência Social do Estado do Acre e Coordenadora do CRAS de Senador Guiomard (2014).


Na vida política, disputou, em 2012, uma cadeira na Câmara Municipal de Rio Branco, ficando como primeira suplente da então eleita Vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) na época. Em 2015, com a eleição de Sinhasique para a Assembleia Legislativa do Estado do Acre, assumiu o cargo de Vereadora, destacando-se como parlamentar mais atuante do legislativo municipal, sendo campeã no número de indicações, projetos, anteprojetos de lei e por ter atuado fortemente em defesa de pautas importantes para a população, como a derrubada da proposta de reajuste na tarifa dos transportes coletivos municipais, em 2015, porém, sem êxito.

Em 2016, concorreu novamente à Câmara Municipal de Rio Branco, sendo eleita com 3.210 votos, sendo a 6ª parlamentar mais bem votada e a única mulher da gestão anterior a retornar para a Casa. No atual mandato, exerce o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal, e, nessa condição, assumiu a presidência da Câmara em várias ocasiões, tendo a oportunidade de, por 4 vezes, exercer a função de Prefeita em exercício de Rio Branco. Como agente social de formação, os seus mandatos sempre foram assistenciais e, desde 2015, quando assumiu pela primeira vez um cargo eletivo, dedicou-se a trabalhos sociais, como oficinas de artesanato em comunidades carentes, além de legislar em favor dos grupos minoritários. Nesse sentido, foi autora de Projetos de Lei como o que institui o benefício para o embarque/desembarque diferenciado de pessoas do sexo feminino, idosas e deficientes em período noturno no transporte coletivo urbano no município de Rio Branco, o de Atendimento Prioritário às Pessoas Portadoras de Doenças Renais Crônicas e Transplantados, o da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltiplas, a ser comemorada no período de 21 a 28 de agosto de cada ano, e o da campanha Junho Violeta – aprovados e sancionados como importantes conquistas de conscientização e de criação de políticas públicas.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page